Quarta-feira, 15 de Abril de 2009
Quarta-feira, 15.04.2009

Faz-me sempre muita confusão saber de notícias respeitantes ao nosso país através de notícias do lado de lá do Atlântico.

 

 

A revista Scientific American  (não fosse isto um blog ciêntfico, man!), publica este mês um artigo online intitulado "5 Years After: Portugal's Drug Decriminalization Policy Shows Positive Results " no qual aprendemos os resultados de 5 anos de política de descriminalização do consumo e posse de drogas (até determinada quantia). Os resultados, só para que não haja enganos, são positivos. Muito positivos.

 

De acordo com o estudo realizado por Glenn Greenwald do Cato Institute desde 2001 que a morte por overdose desceu de um número à volta das 400 pessoas por ano para 290, e o número de infectados pelo vírus da SIDA dfecorrente de práticas relacionadas com o consumo de droga desceu drasticamente de 1400 mortos em 2000 para 400 em 2006.

 

De notar também que, ao contrário do que muita gente pensou na altura, Lisboa não se transformou num cidade de consumo desenfreado de droga, nem num centro convidativo ao comércio da mesma. Não mais do que já o era. O que aconteceu foi simplesmente que o foco no acompanhamento, melhores condições de consumo, higiene e controlo de qualidade das substâncias, fizeram não com que a prática passasse a ser banal, mas com que as condições para a pártica fossem melhores.

 

Esta notícia não é asim tão escondida, uma simples busca pelo google news pode revelar que ma boa série de serviços noticiosos estrangeiros e até mesmo blogs, que falam sobre o assunto. O nosso país está neste momento a ser visto como um caso de sucesso, e uma excelente ideia.

 

Agora, tenham paciência, porque é que temos de levar telejornais de hora e meia com notícias cretinas todos os dias, e coisas importantes como esta não sabemos?




5 comentários:
De Rosie a 16 de Abril de 2009 às 13:24
o "cretino" é tão teu!


De Miss G a 16 de Abril de 2009 às 15:41
Estas coisas não alimentam as fofoquices... Ainda bem que este é um blog científico e se descobrem notícias como esta.


De Aurea Mediocritas a 17 de Abril de 2009 às 11:06
Penso que há muita gente que considera que o sucesso da despenalização é o secretismo.
Embora isto soe ( e seja) disparatado, acredito firmemente que esta há de ser uma das razões para a não divulgação desta informação.
Eu por outro lado vou quebrar o bloqueio roubando.
Bem descoberto.


De lili a 18 de Abril de 2009 às 00:34
A morte por overdose não se deve somente à despenalização deve-se também à diminuição de consumidores que utilizam a droga fumada e não injectada, e porque a heroína deixou de ser a droga mais usada, embora o seu consumo esteja novamente a crescer, além disso contribuíram também os programas de metadona.


De lili a 18 de Abril de 2009 às 00:35
*Desculpe, onde se lê a morte por overdose, queria dizer a diminuição de mortes por overdose.


Comentar post

"Personally I'm always ready to learn, although I do not always like being taught." Winston Churchill

mariajoaoso (arroba) gmail.com
 
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


todas as tags